A QUESTÃO É O PROPÓSITO
Calma! Não se trata da conjugação de tempo verbal, desta vez vamos tratar de um comportamento que insiste em comprometer resultados, o PROVISÓRIO! Já deixo claro que não há problema com o provisório, em alguns casos será preciso, o problema é quando mudamos aquilo que possui teor transitório e transformamos em algo permanente, A QUESTÃO É TER A CLARA DEFINIÇÃO DE PROPÓSITO.
PROPÓSITO = RAZÃO DE EXISTIR
Tudo tem um propósito e nada existe sem ele. A obra aprovada em assembleia, a abertura de um processo admissional , a substituição do funcionário, a permanência do funcionário, ou seja, o propósito é a resposta a uma problemática. Se o propósito é a resposta a uma problemática, então, nós devemos ter de forma clara: Qual a pergunta de deve ser respondida? Para quem está realizando uma obra, pensando em promover o funcionário, aprovar o candidato, deve se perguntar: O que estamos fazendo traz resposta a nossa problemática?
Parece óbvio, mas se neste pequeno exercício você teve dificuldade ou falta de convicção na resposta, talvez o que está sendo feito perdeu o propósito, a RAZÃO DE EXISTIR.
PROPÓSITO = CONSELHO
A palavra propósito também remete a um grupo de PESSOAS IMPORTANTES QUE DISCUTIRAM ALGO A RESPEITO. Para um condomínio isto lhe parece familiar? As pessoas levaram um tempo para discutir e aprovar a reforma da garagem, orçamento, tempo de execução da obra, comunicação aos moradores, seguro, segurança, dentre outros tantos itens que envolvem um projeto como este. Então discutidas e definidas as questões, estamos prontos, "mãos a obra". Não será raridade durante a execução que o síndico receba alguns questionamentos, orçamentos mais baratos ou ideias melhores do que ao projeto original. Mas o que foi definido em conselho? O que as pessoas trataram em reunião? O que foi estabelecido em propósito? Ajustes ao projeto podem ser feitos, porém, seja fiel ao propósito, envolva as mesmas pessoas que discutiram o projeto nas novas alterações propostas.
PROPÓSITO = RESULTADO DESEJADO PELO FABRICANTE
Há uma expectativa com relação ao tempo, ao resultado, a efetividade do propósito, para isso, é importante externar às pessoas envolvidas. Na contratação de um novo funcionário comunicar de forma concreta e objetiva o propósito de sua contratação, comunicar as expectativas de comportamento e resultado o deixará mais focado e tranquilo para atingir os resultados. No artigo anterior tratamos sobre os pontos de atenção ao feedback, fica o meu convite à leitura. Importante ressaltar quando não comunicamos a correta expectativa, as pessoas criarão suas próprias e ao não ser atendidas, a "bela obra", aprovada na assembleia, pode virar uma grande frustração aos condôminos e porque não dizer o questionamento da posição ocupada.
POR ONDE COMEÇAR?
" Não existem planos perfeitos nem viagem perfeita. Mas há um momento em que você precisa partir. Sou obstinado, meticuloso e posso adiar a partida muitas vezes se ainda não considerar o projeto suficientemente seguro, Isso já aconteceu muitas vezes. Mas há quem permaneça viajando no sonho". (Almyr Klink - Não há tempo a perder - Editora Tordsilhas). Seja intencional, estabeleça de forma objetiva o propósito para cada uma das atividades e havendo feito isto comece:
1) ESCREVA O PROPÓSITO
Mas já discutimos em reunião! Talvez seja esta a fala, porém, cuide para que o que foi dito seja sintetizado de forma expressa. Há várias ferramentas que podem ser utilizadas para este auxílio: Ata de reunião, cronograma, fluxograma, dentre outras. A escrita eliminará o efeito de subjetividade, uma vez que um projeto contém muitos detalhes.
2) ENVOLVA AS PESSOAS NECESSÁRIAS
Pessoas são necessárias, pois, não há como fazer tudo sozinho, e se ainda o fizer, certamente não terá o apoio das pessoas ou suas expectativas atendidas. Você pode ter o rascunho, os tópicos, porém, participe às pessoas as ideias, os riscos, permita a Elas o desenvolvimento. Considere como necessário não somente as pessoas do "conselho", mas profissionais especialistas nas diversas áreas do projeto. Planeje, escreva, desenhe, organize as etapas, exponha os riscos, mostre os detalhes.
3) COMUNIQUE AS PESSOAS ATINGIDAS
Talvez esta seja a etapa mais sensível do projeto, comunicação. Defina as estratégias de comunicação aos grupos que serão atingidos pelo seu projeto, comunique o cronograma, a programação da execução, os pontos de atenção, segurança, durante a execução, comunique em qual etapa está o projeto, a ocorrência de algum problema, atraso na execução, colaboração e contribuição das pessoas, necessidade de adequação, lembre as pessoas o propósito "resultado desejado pelo fabricante", e ao término do projeto, comunique o resultado, preste contas, abra espaço para colher feedback.
4) AGORA É COM VOCÊ
Estamos longe de definir todos os passos que você pode dar em direção à realização, a nossa provocação é de lhe dizer: Comece! chegou o seu momento, escreva o seu capítulo, saia do provisório, estabeleça propósitos, seja intencional, não espere a próxima semana, comece hoje, afinal NÃO HÁ TEMPO A PERDER!
André Tavares