• sac@riviera.adm.br

PROMOÇÃO SEM PREPARAÇÃO ESTÁ A UM PASSO DA DEMISSÃO – PARTE III

Vida de Síndico

Estes mitos como: “Ele é o funcionário mais antigo”, “Ele fala muito bem”, “Todo mundo gosta dele”, “Ele precisa de ajuda financeira”, dentre outros, foram explorados nos artigos anteriores, se você não leu, acesse pelo link https://falandodecondominio.com.br/promocao-sem-preparacao-esta-a-um-passo-da-demissao-parte-ii para colocar mais ingredientes nesta nossa reflexão.

Para a organização, a evolução dos seus colaboradores no trabalho resulta em eficiência, melhor relação com seus clientes, dentre tantos, benefícios que poderíamos elencar. Para o funcionário, a evolução é um objetivo contínuo em buscar novos desafios, sentir-se útil em suas habilidades, ter reconhecido o seu trabalho, aumentar seus ganhos salariais.

A decisão da promoção geralmente está nas mãos do síndico e nesta hora precisará acessar suas crenças, no que diz respeito aos critérios mais importantes. E aí mora o perigo, quando o uso de critérios indevidos ou mesmo a motivação errada poderá "dissolver" a energia da equipe, além de trazer transtornos a sua gestão. 

Não pretendemos aqui encerrar o assunto, mas objetivamos chamar sua atenção para as armadilhas que cercam os seus parâmetros na hora de promover sua equipe, então vamos destacar mais alguns mitos que tem o potencial de “jogar água no seu café”.

 

MITO 07 - "SE EU NÃO PROMOVÊ-LO,  ELE IRÁ EMBORA"

São muitos os fatores que, em conjunto devem ser trabalhados para que o funcionário sinta-se participante da casa. A falta de autonomia no trabalho, por exemplo, é um dos fatores frequentemente abordado nas pesquisas de clima das empresas, que trazem desmotivação e um ambiente de “não pertencimento”, uma vez que não são participadas as decisões.                        A promoção não funcionará como fator de “retenção de talentos”, se não vier acompanhada de elementos que atendam a sua expectativa, se o objetivo do funcionário é o desenvolvimento do trabalho em equipe, por exemplo.

 

MITO 08 - "A PROMOÇÃO FARÁ  ELE SE APROXIMAR DE MIM"

Com o intuito de “ganhar a gratidão”, do funcionário, este mito traz uma sensação perigosa, pois, nem todas as pessoas que “estão no seu carro”, estão para a sua gestão. Alguns “estão de de carona”, outras pessoas “pularão para um carro melhor”, assim que tiver uma oportunidade.

A aproximação se dá por conquista, e a conquista vem com uma série de valores como transparência e confiança”, por exemplo. Escreva os os objetivos da sua gestão em detalhes, aponte as metas de curto, médio e longo prazo, perceba qual a intensidade de envolvimento do funcionário com o tema, e não faça da promoção instrumento de aproximação para não perder energia. 

 

MITO 09 - "ESTA PROMOÇÃO VAI GERAR ECONOMIA DE SALÁRIOS"

Juntamente com o mito “Ele precisa de ajuda financeira”, este alimenta perigosamente a uma equação que nem sempre é matemática: Diminuição de salários = redução da taxa condominial.

Além do salário, há uma série de investimentos que foram feitos neste empregado, como: treinamentos, adequação aos procedimentos e cultura da casa, habilidades e conhecimentos específicos deste empregado, que certamente irão “embora”, com a dispensa do funcionário. 

Não queremos dizer aqui que não vale a avaliação do cenário, porém, levante os olhos para observar outros valores que estão além da “linha de salários” do seu orçamento.

Você até poderá ignorar estes tópicos, mas agora está consciente que não são poucas as armadilhas que cercam o gestor para que tome a decisão de forma equivocada. Porém, se há caminhos perigosos, também, encontramos critérios que nos ajudarão a tomar uma decisão com base em critérios de melhor qualidade, mas isto é assunto para a nossa próxima série.

 

Concentre-se agora no seu próximo movimento, vamos jogar luz nesta jornada para naturalmente eliminar os pontos de escuridão que nos fazem tropeçar.

Até o próximo artigo!

André Tavares

CEO R&H Soluções Inovadoras

Acesse meu perfil

COMPARTILHE

Assine nosso newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e promoções.