É muito natural usarmos a expressão “sujeira debaixo do tapete”, para descrever um ato incorreto em que alguém tenta “esconder” algo que pode comprometer uma determinada situação.
É simples perceber que a conduta deste alguém que está escondendo algo, não deveria ocorrer, porém, quando ocorre alguém precisa levantar o tapete pra perceber a sujeira, caso contrário, tudo parecerá lindo.
O gestor do condomínio deve ter o cuidado de “levantar” o tapete pra ver se realmente não existem problemas em suas instalações e este nosso “tapete” não está na parte de cima das coisas, pelo contrário, estará sempre nas partes não visíveis e óbvias. O conceito é o mesmo do tapete, ou seja, a parte de cima lhe parecerá linda e macia, enquanto por baixo a sujeira pode se acumular.
A negligência na instalação predial pode ser crucial na avaliação de desempenho de uma estrutura e no funcionamento de um determinado sistema. Muitos gestores desconhecem a importância de uma instalação realizada dentro de condições adequadas. Utilizar técnicas e produtos adequados para o acabamento de uma instalação, bem como, por exemplo, dimensionar a extensão e os tipos de cabos a serem utilizados, não pode ser negligenciado. É muito comum, técnicos mais relapsos, que tentam fazer a instalação na máxima velocidade possível, negligenciarem uma técnica mais apurada para confecção de suas instalações e desta forma, se você levantar o tapete, pode se deparar com muita sujeira. Infelizmente é muito comum encontrarmos um emaranhado de fios pendurados e aos mais descuidados, parecer “natural” ou comum àquele tipo de instalação. Não aceite este tipo de situação. Esta é a sujeira que não pode aparecer estar embaixo do seu tapete. Exija um bom acabamento e tenha certeza de que sua instalação está sendo feita por um técnico cuidadoso e que lhe apresentará um bom resultado seguro e tecnicamente adequado.
Antes de contratar um determinado técnico ou empresa para instalação de um determinado sistema ou equipamento, procure conhecer outros serviços e instalações por eles realizado. Verifique e discuta o dimensionamento das instalações e a forma como ocorrerão. Não adianta o equipamento parecer bonito na entrada do prédio e lá no subsolo está funcionando num “novelo” de fios que ninguém sabe pra onde vai. Amanhã, quando for necessária uma manutenção, independente deste técnico, quem vai entender o que está instalado? Também é muito importante perceber que está mistura e embolada de fios, pode também expor o condomínio a um curto-circuito ou interferência de um sistema em outro, provocando riscos e falhas no funcionamento.
Pois bem, a dica é “levante o tapete”! Verifique as partes internas, as caixas de passagens, a forma como foram instalados os fios, dentro de tubulações e instalações adequadas. Não permita sujeira no seu condomínio e que a qualidade e a segurança daquilo que lhe compete como gestor cuidar, sejam negligenciadas!